Lar Todas Noticias Região vai ganhar mais uma ponte de grande porte

Região vai ganhar mais uma ponte de grande porte

Preparativos para Ponte da Vigorelli Avançam com Nova Etapa de Estudos

por admin
0 comentário


A construção de uma futura ponte de 1,2 mil metros entre Joinville e a Vila da Glória, em São Francisco do Sul, avança com a conclusão da licitação para o estudo de viabilidade da obra. O próximo passo será a assinatura do contrato para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), que irá analisar as melhores opções para a nova ligação sobre a baía da Babitonga.

O estudo, que tem custo estimado de R$ 4,3 milhões, será financiado por quatro prefeituras: Joinville (40%), São Francisco do Sul (30%), Itapoá (20%) e Garuva (10%). A concorrência foi realizada pelo Consórcio CIM-Amunesc e deve ser citada durante a posse do prefeito de Joinville, Adriano Silva, na presidência da Amunesc, nesta quarta-feira. Silva foi o autor do requerimento, feito no início de 2024, que resultou na avaliação sobre a viabilidade da ponte.

Objetivos do Estudo e Impacto na Região

Atualmente, a travessia entre Joinville e a Vila da Glória é feita por balsa. Com a ponte, a expectativa é de maior fluidez no transporte, desenvolvimento econômico e impacto positivo na mobilidade da região. O EVTEA, que terá um prazo de 18 meses para ser concluído, apresentará três alternativas de traçados para os acessos e a estrutura da ponte. Entre os critérios que serão analisados estão:

  • Redução de custos com desapropriações;
  • Evitação de áreas com maior complexidade geotécnica;
  • Otimização do modelo estrutural da ponte;
  • Impactos ambientais da construção e operação da ligação.

Em uma comparação, a Ponte de Guaratuba, no Paraná, tem um custo aproximado de R$ 400 milhões. O estudo da Ponte da Vigorelli irá detalhar a viabilidade da obra, indicando o investimento necessário para sua execução.

Próximos Passos

Com a assinatura do contrato e o início dos trabalhos de estudo nas próximas semanas, a expectativa é de que, após a conclusão do EVTEA, os municípios busquem fontes de financiamento para a obra. O projeto deve gerar grande impacto no desenvolvimento logístico e turístico da região, tornando-se um marco na infraestrutura de Santa Catarina.

Foto:Mapio.net

você pode gostar

Deixe um comentário