conquista mais um recorde histórico na movimentação, alcançando 1 milhão de TEUs em 10 meses
Outubro de 2024 também marcou o melhor mês da história do Terminal, que movimentou 122.724 TEUs, superando o recorde de junho 2024, quando foram movimentados 105.416 TEUs.
O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Catarina, está comemorando esta semana mais um recorde de sua movimentação. O terminal portuário atingiu a marca de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados em apenas 10 meses. Este novo recorde é notável não apenas pela quantidade, mas também pelo tempo em que foi alcançado. A marca anterior havia sido obtida após 12 meses de operação, o que significa que o porto superou seu próprio desempenho em 67 dias, um resultado que traduz na eficiência das operações.
Outubro de 2024 também marcou o melhor mês da história do Terminal, que movimentou 122.724 TEUs, superando o recorde de junho 2024, quando foram movimentados 105.416 TEUs. Outro grande marco do mês de outubro foi o número de navios atracados: foram 60, o maior número da história do Terminal, superando setembro, quando 55 navios atracaram.
O mês também teve recorde histórico de Importação DRY, com53.909 TEUs movimentados; recorde histórico de transbordo, com 18.414 TEUs; recorde histórico de transações de gate, com 94.032 TEUs; recorde de Crossdocking, Importação e Exportação, 2.223 TEUs.
O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., atribui esta conquista à infraestrutura moderna e eficiente do Terminal. “Este resultado é fruto dos constantes investimentos que temos realizado para aprimorar cada vez mais nossas operações. Além disso, somos o terminal que conta com o maior número de portêineres de Santa Catarina, com sete equipamentos robustos e tecnologicamente avançados, e o maior pátio de armazenamento”, enfatiza.
O recorde também é atribuído a conclusão da Fase III de expansão, no primeiro semestre de 2024, que permitiu ao Porto Itapoá ampliar o pátio com uma capacidade de 455 mil m², sendo o maior de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Essa infraestrutura permite armazenar 31 mil TEUs e movimentar 1,8 milhão de TEUs por ano.
E a Fase IV já está em andamento para atender à crescente demanda, tanto no cenário nacional quanto internacional. A ampliação incluirá 120 mil m² adicionais ao pátio e novas aquisições de equipamentos de alta tecnologia, que prometem elevar ainda mais a eficiência e a sustentabilidade do terminal. “Essa expansão reforça nosso compromisso com a eficiência e a capacidade logística, consolidando o Porto Itapoá como um verdadeiro gigante no setor portuário”, destaca o CEO do Porto Itapoá, Ricardo Arten.
Segundo o Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Experiência do Cliente, Felipe Fioravanti Kaufmann, o mercado urge por capacidade logístico-portuária e o Porto Itapoá está dando um passo importante para uma maior fluidez e eficiência do comércio exterior. “Esse recorde é uma conquista conjunta do Porto Itapoá e de seus clientes, que juntos vem construindo uma história de parceria e confiança mútua”.
Em agosto deste ano, o Porto Itapoá recebeu o Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. O terminal ficou com o 2º lugar na categoria crescimento na movimentação de contêineres, sendo o terminal privado com maior crescimento nesta categoria no País por dois anos consecutivos.