​Eduardo Pimentel é eleito prefeito de Curitiba com 57,41% dos votos válidos


Eduardo Pimentel é eleito prefeito de Curitiba com 57,41% dos votos válidos

Depois de uma eleição marcada por acirrada disputa, Curitiba escolheu Eduardo Pimentel (PSD) como o novo prefeito da cidade, com 57,41% dos votos válidos. A decisão foi anunciada por volta das 17h56 deste domingo (27), após mais de 85% das urnas apuradas, e confirmada definitivamente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cerca de 20 minutos depois, às 18h15, quando mais de 95% dos votos já estavam contabilizados.

Pimentel, que foi vice-prefeito por dois mandatos ao lado de Rafael Greca, agora assume a responsabilidade de liderar a capital paranaense. Durante seu período como vice-prefeito, ele se dedicou a aprender com Greca, visando dar continuidade aos projetos e avanços implementados nas gestões anteriores. Seu vice, o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), também soma experiência política e promete contribuir para a administração da cidade.

Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Pimentel enfatizou que pretende não apenas manter os avanços da gestão de Greca, mas também ampliá-los, focando na inovação e no aprimoramento dos serviços públicos. O resultado da eleição refletiu a tendência observada nas últimas pesquisas eleitorais, como a do Instituto Quaest, que indicava uma vantagem de 12 pontos de Pimentel sobre sua adversária, Cristina Graeml.

Eleições acirradas e histórico competitivo

As eleições municipais de 2024 em Curitiba foram uma das mais competitivas da história da cidade e até mesmo do Brasil. De acordo com Karolina Roeder, cientista política e professora da Uninter, a disputa foi marcada por uma divisão expressiva entre os eleitores e uma elevada taxa de indecisos, colocando quatro candidatos em igualdade no início do primeiro turno.

“Tivemos um cenário em que a disputa se deu entre um político tradicional e uma candidata outsider, que representava o novo e vinha de fora do campo político. Esse ambiente gerou um alto nível de competitividade, o que se refletiu em grande parte dos eleitores indecisos, uma das maiores taxas de indecisão entre as capitais”, comentou Roeder.

A cientista política observou que essa incerteza dos eleitores resultou em uma surpresa com Cristina Graeml conseguindo ir para o segundo turno. “Foi uma eleição altamente competitiva até o fim, e as pesquisas de sábado já mostravam Pimentel à frente, mas ainda assim com margem justa e acirrada disputa”, avaliou Roeder.

Expectativas para a gestão de Eduardo Pimentel

Com a vitória consolidada, Eduardo Pimentel terá o desafio de liderar uma Curitiba em crescimento, mas que ainda precisa de avanços em áreas como mobilidade urbana, saúde e desenvolvimento sustentável. A expectativa dos curitibanos é de que o novo prefeito possa garantir a continuidade dos projetos e, ao mesmo tempo, trazer soluções inovadoras para as novas demandas da cidade.

Postagens relacionadas

Prefeitura de Guaratuba paga progressão para servidores este mês

Maurício Lense é eleito prefeito de Guaratuba com 56,28% dos votos